O Rei e Eu (1956)
País: USA, 133 minutos
Titulo Original: The King and I (Título Original)
Diretor(s): Walter Lang
Gênero(s): Biografia, Drama, Musical, Romance
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080
DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Trilha Sonora
Oscar de Melhor Gravação de Som
Oscar de Melhor Direção de Arte
Oscar de Melhor Figurino
Oscar de Melhor Ator (Yul Brynner)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia
Prêmio de Melhor Atriz em um Musical ou Comédia (Deborah Kerr)
Grêmio dos Roteiristas da América
Prêmio de Melhor Roteiro de um Musical Americano (Ernest Lehman)
Sinopse: Em 1862, Anna Leonowens, uma jovem viúva inglesa aceita uma proposta de emprego como professora dos filhos do Rei Mongkut, no Sião. Mongkut é poligâmico e suas diversas esposas lhe deram dezenas de crianças, a maioria com a idade beirando os 12 anos. Sua última esposa é Tuptim, de Burma, mas esta é apaixonada por Lun Tha, com quem pretende fugir.
Ao chegar com seu filho, Louis, ela tem que enfrentar uma série de problemas, principalmente por sua vontade de manter as tradições inglesas. Assim, fica furiosa ao saber que vai ter que morar no Palácio Real, já que preferia ter sua própria casa.
Decidida e teimosa, Anna vive a se desentender com o também teimoso monarca. Às crianças, ela ensina canções e provérbios que falam de respeito e honra. O príncipe Chulalongkorn, herdeiro do trono, a contesta quando ela critica a escravidão, uma instituição abraçada pelo País.
Mongkut mostra-se preocupado com relatórios que falam do imperialismo inglês, e apreensivo com rumores de que os britânicos pretendem derrubá-lo, por achá-lo um bárbaro, a fim de transformar o Sião num protetorado. Lady Thiang, a esposa nº 1 do rei, pede à Anna que ajude Mongkut. Esta atende ao pedido, oferecendo sua ajuda ao rei. Dias depois, ao descobrir que o embaixador britânico, acompanhado de seu assessor particular, Sir Edward Ramsay, está chegando em visita ao País, Anna sugere a Mongkut que ofereça um sofisticado banquete aos visitantes ilustres.
A passagem do embaixador decorre de forma tranqüila, servindo para aliviar os temores do rei. Em reconhecimento à dedicação e eficiência demonstradas por Anna, ele lhe presenteia com um belo anel. Ela critica o direito do rei possuir um harém, mas em seguida o convida para dançar. A dança é, no entanto, interrompida quando surge a notícia de que Tuptim estaria fugindo com Lun Tha.
Mongkut ordena a imediata prisão de sua esposa infiel. Para castigá-la, ele pega um chicote, ocasião em que Anna o acusa de nunca ter amado ninguém e que jamais chegará a amar. Tais acusações o deixam inseguro e ele termina saindo apressado do local. Kralahome, o 1º Ministro, acusa Anna de estar destruindo o monarca. Diante de tal situação, ela lhe comunica que estará deixando o País no próximo navio, e pede-lhe que devolva ao rei o anel por ele presenteado.
Várias semanas se passam até que, na noite em que Anna e seu filho vão embarcar, Lady Thiang a procura para dizer-lhe que o rei está à beira da morte, recusando-se a comer e a dormir desde a noite do banquete oferecido ao embaixador britânico. O príncipe Chulalongkorn também a procura para pedir-lhe ajuda, alegando que não quer ser rei. Logo a seguir, Lady Thiang entrega-lhe uma carta escrita por Mongkut, na qual o monarca expressa toda sua gratidão e respeito pelo trabalho por ela desenvolvido em benefício do reino e, em especial, das crianças.
Com o rosto tomado de lágrimas, Anna vai visitá-lo. Mongkut insiste para que ela aceite de volta o anel que lhe dera, enquanto as crianças lhe imploram que não as deixe. Comovida, ela pede a Louis que vá ao navio a fim de comunicar ao comandante que eles desistiram da viagem.
Enquanto isso, Mongkut passa a coroa ao príncipe herdeiro, certo que a mesma estará em ótimas mãos, morrendo tranqüilamente em seguida.
Elenco: